quinta-feira, abril 24, 2008

Novos editores de informação: Como os jovens vêem as notícias

Tenho o blog Código Aberto como um dos melhores em comunicação. As observações de Carlos Castilho são muitíssimo interessantes e nos mostram para onde caminha o jornalismo. Reproduzo aqui trechos do seu último post, que nos faz refletir sobre o papel dos editores e da mídia tradicional, como fatores de agendamento da sociedade.

"Se a notícia é importante, ela virá até nós"

"Pouca gente deu a devida importância a esta frase quando ela apareceu no relatório sobre novos hábitos informativos dos jovens norte-americanos, divulgado em janeiro de 2008, pelo Pew Research Center for the People and the Press.

O informe mostrou que 2/3 dos entrevistados com menos de 30 anos se informam por meio de grupos de discussão, mensagens de amigos, comunidades virtuais e páginas da chamada Web 2.0, ou Web Social, onde os conteúdos são produzidos pelos usuários.


As últimas pesquisas indicam que o caminho da notícia já mudou de sentido. Está ganhando cada vez mais intensidade o hábito de as pessoas sugerirem notícias a amigos e parentes.

Os amigos começam a substituir os jornalistas e editores como referência em matéria de relevância de notícias.

A possibilidade de pular de uma fonte para outra usando os hiperlinks e a generalização das recomendações como ferramenta informativa estão transformando os leitores em editores de notícias."

Leia aqui o texto completo.

Nenhum comentário: